
Lembro-me de que meus primeiros contatos com o universo da psicologia se deram através de leituras isoladas. Na época, ainda adolescente, consegui emprestado através de um grande amigo dois livros grossos intitulados “Psicologia do Sucesso” – volumes I e II. O autor descrevia princípios gerais da psicologia aplicados ao desenvolvimento pessoal. Como eram livros emprestados, fiz anotações à parte. Assim, preenchi dois cadernos com resumos e frases marcantes. Depois disso, as leituras nunca pararam.
Minha juventude também foi marcada por leituras. Comprava todos os livros que eram solicitados pelos professores. Obviamente que eram livros romanceados e de histórias infantis, como o Gênio do Crime, os famosos livros da série Vagalume e outros mais. Também me lembro de ter lido um livro chamado “O poder do Subconsciente”. A partir daí, um novo hábito começou a se formar: o hábito de escrever. Comecei com poesias, pensamentos avulsos e narrativas pessoais. Aos poucos, comecei a fazer um diário – uma espécie de autobiografia analítica. Hoje esse diário possui mais de 300 páginas.
Quando comecei a trabalhar, ocupei uma função gerencial depois de seis anos de carreira na empresa. Tive a oportunidade de participar de vários treinamentos e de ter meus primeiros contatos com temas da psicologia do trabalho, liderança, treinamento e desenvolvimento nas organizações. Na minha atuação, além de participar do controle do processo produtivo e de fazer gestão de pessoas, eu focava também no desenvolvimento da equipe através de treinamentos no local de trabalho, afinal resultados se constroem com pessoas (obs.: todos sabem disso, mas infelizmente poucas empresas possuem programas de diminuição do estresse do trabalho; sequer aplicam princípios da psicopedagogia empresarial no desenvolvimento de suas equipes). Já na Faculdade, meus interesses se ampliaram. Descobri que a psicologia é muito abrangente enquanto ciência e profissão.
Este blog é o resultado de uma convicção forte de que a psicologia enquanto ciência pode realmente ajudar as pessoas. Também é fruto de minha convicção de que posso contribuir nesse processo de desenvolvimento. Portanto, se você está aqui e intenciona o seu desenvolvimento pessoal, seja bem-vindo. Acredito que o desenvolvimento do ser humano deve ser integral, afinal ele é um ser biopsicossocial. Com isso, cada um deve se ocupar do seu desenvolvimento de forma plena. Se você atentar para os desdobramentos do termo acima, verá que seu desenvolvimento deve permear seu corpo, sua mentalidade, cognição, emoções, relações, espiritualidade etc. Mas, por que DESENVOLVIMENTO PSI? Psi é a abreviação que comumente fazemos da palavra Psicologia, mas também, dependendo do contexto, pode se referir aos termos “psicológico, psiquê ou psiquismo”. Originalmente, Psi é uma letra grega. Não é por menos que o símbolo da PSICOLOGIA é a forma dessa letra no grego, conforme abaixo:

Sei que existem diversos serviços online de Psicologia. Pensando nisso, minha proposta é diversificar um pouco. Pretendo fazer deste blog um canal de livre expressão pessoal. Amo escrever. Aqui você não terá textos copiados da internet, nem montagens Ctrl C, Ctrl V. Procurarei dar um toque altamente personalizado nos meus textos, poemas e pensamentos. Tentarei também evitar uma escrita acadêmica, frequentemente distante e impessoal. Creio que fazendo isso, serei melhor conhecido pelos leitores que por aqui navegarem, e nossa conexão será maior ainda.
Creio que os tempos de elitização da prática da psicologia acabaram. Hoje, os serviços de psicologia são mais conhecidos e procurados. Os preços também são mais acessíveis e os resultados falam por si mesmos. Temas como depressão, ansiedade, procrastinação, estresse, sentido da vida, angústia, autoconhecimento, educação de filhos, planejamento de carreira, déficit de atenção e suicídio são apenas alguns exemplos de temas amplamente veiculados pelos meios de comunicação. A psicologia vem ganhando seu espaço cada vez mais, fazendo com que as pessoas percebam que há um distanciamento entre o conhecimento orientado e científico e o conhecimento popular.
Gratidão pela sua visita, leitura e interação.
Abraços,
Celso Melo
CRP 04/42889
Deixe um comentário